Reservar um Airbnb é um processo tranquilo, mas certifique-se de saber o que deve e o que não deve fazer antes de reservar um.
À medida que a plataforma do Airbnb se torna mais difundida em todo o mundo, ela se torna um destino de jackpot para os golpistas correrem soltos. A popular empresa de homestay, que acumulou em até 150 milhões de usuários em 2019tornaram a vida dos viajantes locais e internacionais que procuram acomodações de curto prazo muito mais fácil por mais de uma década.
De informações de check-in inadequadas a reservas de um anúncio falso, os usuários do aplicativo estão enfrentando golpes cibernéticos no Airbnb. Para evitar ser vítima de tais atos desfavoráveis, existem algumas dicas que podem evitar que você caia em fraudes de listagem e armadilhas infelizes que – infelizmente – acontecem com muita frequência.
Contents
- 1 10/10 O que você não deve fazer: fornecer informações pessoais aos hosts
- 2 9/10 O que você deve fazer: utilizar a seção de informações pessoais
- 3 8/10 O que você não deve fazer: discutir informações de reserva com seu anfitrião fora do aplicativo
- 4 7/10 O que você deve fazer: manter todas as conversas no aplicativo
- 5 6/10 O que você não deve fazer: ignorar informações fornecidas por ex-hóspedes
- 6 5/10 O que você deve fazer: verifique as classificações e os números das avaliações
- 7 4/10 O que você não deve fazer: reservar um anúncio que parece bom demais para ser verdade
- 8 3/10 O que você deve fazer: realmente leia os comentários
- 9 2/10 O que você não deve fazer: pagar uma reserva antes sem confirmar com o anfitrião
- 10 1/10 O que você deve fazer: sempre entre em contato com o anfitrião antes de reservar
10/10 O que você não deve fazer: fornecer informações pessoais aos hosts
Não, você não precisa divulgar sua conta bancária ou informações de cartão de crédito no Airbnb. Não, você não precisa divulgar suas informações de segurança social e passaporte aos anfitriões durante o processo de reserva. Felizmente, a seção de pagamento do Airbnb é bastante segura e não sujeita a hackers, portanto, é menos provável que suas informações bancárias e de crédito caiam nas mãos erradas.
Se um anfitrião exigir que você forneça suas informações pessoais para “garantir sua reserva”, cancele a reserva e relate essa atividade à equipe de atendimento ao cliente do Airbnb sobre o anúncio imediatamente.
9/10 O que você deve fazer: utilizar a seção de informações pessoais
O aplicativo pode solicitar que você coloque seu número de telefone, endereço de e-mail e uma carteira de motorista ou carteira de identidade do governo em seu perfil para garantir aos anfitriões sua identidade. Quer você seja novo no Airbnb ou um usuário antigo, utilizar esta seção do seu perfil fornecerá aos anfitriões todas as informações de que precisam para saber que você é um usuário legítimo.
Não se assuste. Os detalhes do seu número de telefone, e-mail e cartão de identificação não serão divulgados publicamente, mas o aplicativo apresentará seu perfil a possíveis anfitriões como uma conta verificada pelo Airbnb.
8/10 O que você não deve fazer: discutir informações de reserva com seu anfitrião fora do aplicativo
Discutir informações importantes sobre uma reserva potencial ou atual fora do aplicativo do Airbnb pode causar alguns problemas. Em primeiro lugar, para manter a conversa e as informações de você e do seu anfitrião seguras – e concisas para evitar mal-entendidos – o melhor é usar o aplicativo.
Em segundo lugar, os detalhes de reserva e check-in podem se tornar confusos ou as informações podem se perder entre o uso de dois aplicativos diferentes. Não há problema em fornecer seu número de telefone ao anfitrião depois de fazer o check-in, mas se algo der errado com sua reserva, o problema pode demorar muito mais para ser resolvido caso o Airbnb seja solicitado a se envolver.
7/10 O que você deve fazer: manter todas as conversas no aplicativo
Alguns anfitriões podem sugerir que você leve sua conversa de reserva para outros aplicativos, como mensagens de texto, Facebook Messenger ou Whatsapp. Se isso acontecer, você deve recusar educadamente. Certifique-se de sempre fazer o máximo de perguntas sobre um anúncio a um anfitrião antes de decidir reservar. Se algo der errado entre a confirmação da reserva e o check-in ou além, a guia de mensagens do Airbnb pode protegê-lo de possíveis infortúnios e golpes.
Se surgir um problema antes ou durante a sua reserva sobre o qual o Airbnb deva ser alertado, os agentes de atendimento ao cliente podem acessar seu perfil para ler todas as conversas entre você e os anfitriões. Seja uma listagem enganosa ou uma possível atividade fraudulenta, ter todos os detalhes por escrito pode ajudar a resolver o problema com mais eficiência.
6/10 O que você não deve fazer: ignorar informações fornecidas por ex-hóspedes
Ignorar inconscientemente os detalhes da lista além do que está escrito pelo host pode acontecer com qualquer um de nós. No evento estressante em que você está correndo para uma viagem repentina ou está reservando durante a alta temporada, quando os anúncios do Airbnb esgotam rapidamente, você ficaria surpreso com o quanto verificar e verificar novamente todos os detalhes de um perfil de anúncio pode salvá-lo. uma experiência de homestay decepcionante ou até mesmo economizar dinheiro.
Avaliações e comentários de ex-hóspedes do anúncio são seus melhores amigos. Muitas vezes, essas pequenas opiniões e conselhos fornecerão uma imagem clara do que você está enfrentando e do que deve esperar.
5/10 O que você deve fazer: verifique as classificações e os números das avaliações
Finalmente, você encontrou um anúncio do Airbnb que adora. As fotos incluem um quarto principal, uma adorável área de estar e banheiro e a listagem fica a uma curta distância de pontos turísticos populares – tudo o que você precisa durante suas férias. O anfitrião é “verificado” pelo Airbnb de acordo com seu perfil e tudo parece estar em ordem. Exceto pelos comentários. Listagens com zero a menos de dez comentários nem sempre são ruins, mas também não são boas, especialmente se essas avaliações estiverem vazias.
Quando os hóspedes recebem uma solicitação de avaliação do Airbnb após concluir sua estadia em um anúncio, alguns podem decidir não fazê-lo devido ao longo processo de questionamento e comentários. Outros que decidem deixar uma avaliação costumam agradecer – ou condenar – seus anfitriões em mais do que apenas uma frase. Eles também deixam dicas muito úteis sobre a listagem e a área.
4/10 O que você não deve fazer: reservar um anúncio que parece bom demais para ser verdade
Se algo parece bom demais para ser verdade, há uma grande chance de que seja. Se você não tem certeza se os detalhes e fotos do grande condomínio luxuoso com terraço, listado em US $ 40 por noite, são exagerados ou mesmo reais, salve-se do possível problema que está por vir e não reserve.
A primeira coisa que você deve fazer ao se deparar com uma postagem como essa é avaliar as revisões da listagem, se fornecidas. Se os detalhes parecerem um pouco duvidosos, isso é um sinal de alerta. O mesmo vale para as fotos fornecidas. Se as fotos parecerem visivelmente adulteradas, editadas ou retiradas de um site de banco de imagens, isso é um sinal óbvio de fraude em andamento.
3/10 O que você deve fazer: realmente leia os comentários
Das muitas coisas que você deve fazer antes de reservar um Airbnb, avaliar os comentários deve ser sua próxima etapa após visualizar as classificações. Reservar um tempo para ler cuidadosamente as avaliações pode levar algum tempo, dependendo de quantos comentários a postagem do anúncio tiver, mas é essencial para evitar que você se torne a próxima vítima deste popular site de reservas curtas de um golpe de listagem falsa em todo o mundo.
Se os comentários revelarem que eles vêm da mesma área, mencionam muitos dos mesmos detalhes duvidosos sobre o anúncio ou até mesmo parecem semelhantes no estilo de escrita, todos esses são sinais de alerta comuns de atividades fraudulentas de homestay.
2/10 O que você não deve fazer: pagar uma reserva antes sem confirmar com o anfitrião
Este é um grande não-não para o Airbnb e qualquer outro aplicativo de homestay. Você pode estar reservando um lugar que já foi agendado para outros hóspedes durante o mesmo período de tempo ou pior, você pode estar entrando em um golpe e não saberia até chegar ao seu destino e na hora de fazer o check-in.
Mesmo que o calendário de disponibilidade de um anúncio pareça aberto para suas datas de viagem preferidas, isso não significa necessariamente que ele esteja realmente disponível. Às vezes, o aplicativo demora para ser atualizado após uma reserva. Nunca pague sem a disponibilidade de um host confirmação.
1/10 O que você deve fazer: sempre entre em contato com o anfitrião antes de reservar
Muitos usuários do Airbnb tendem a pular esta etapa muito importante com bastante frequência, mas evitá-la pode levá-lo a um buraco profundo de problemas com falta de comunicação, possíveis golpes e perda de fundos. Depois de ler os comentários, verificar as classificações e descartar quaisquer possíveis sinais de atividade fraudulenta, a última coisa que você deseja fazer é reservar o anúncio antes de entrar em contato com o anfitrião para garantir que o anúncio esteja disponível quando você precisar. O anfitrião fará uma das três coisas: responder, enviar um e-mail de pré-aprovação para reservar o anúncio por meio do aplicativo ou simplesmente ignorar sua mensagem.
Dê-lhes tempo para responder, mas se um host não o fizer dentro de uma semana após o envio da mensagem, não reserve o anúncio. Uma resposta clara garantirá que o anúncio esteja disponível ou indisponível quando você o solicitou e permitirá que você tenha uma ideia de como o anfitrião se comunica. Depois de receber permissão para reservar, você pode começar a pagar pelo anúncio.
A comunicação antes da reserva também pode ajudar a proteger sua credibilidade se algo suspeito acontecer com seu anúncio durante a sua estadia.