Conheça quais as dicas para criar um site de sucesso para o seu negócio, a fim de atrair mais clientes, melhorar a popularidade da marca e conquistar uma posição de destaque na internet.
A presença virtual oferece uma infinidade de possibilidades que devem ser utilizadas adequadamente. Foi-se o tempo em que apenas estar presente fisicamente e nas redes sociais era importante, hoje você tem que impressionar, em todos os aspectos.
Nem sempre é fácil atender às demandas dos usuários, mas no que diz respeito ao seu objetivo – conquistar clientes e aumentar a popularidade da marca com a criação de site profissional -, sem dúvida, esse deve ser o foco.
Construir seu site é essencial, pois primeiro você precisa atrair visitantes e depois trabalhar na conversão de vendas através do conteúdo. É preciso prestar atenção em algumas coisas durante a construção e no tipo de conteúdo que será disponibilizado aos usuários da página web. Claro, vamos entrar em todos os pontos importantes com mais detalhes nas dicas a seguir:
Contents
- 1 Dicas para criar um site de sucesso para o seu negócio
- 1.1 1- Simplicidade: as primeiras impressões contam
- 1.2 2 – Hierarquia Visual
- 1.3 3 – Credibilidade e segurança jurídica
- 1.4 4 – Conteúdo otimizado para mecanismos de pesquisa que oferece valor agregado ao visitante
- 1.5 5 – Navegação simples e design claro
- 1.6 6 – Convenções e Usabilidade
- 1.7 7 – Acessibilidade
- 1.8 9 – Foque no usuário
Dicas para criar um site de sucesso para o seu negócio
1- Simplicidade: as primeiras impressões contam
Ao criar site profissional, ter uma página confusa ou sobrecarregada, onde o visitante não sabe onde encontrar a informação que precisa, fará com que seja rapidamente abandonada com uma alta taxa de rejeição. Portanto, é importante evitar elementos desnecessários e designs muito chamativos.
- Não deixe o design muito colorido, use no máximo 5 cores diferentes ao criar um site.
- Use uma fonte legível e não exagere nos tipos diferentes de letras.
- Certifique-se de que a apresentação não foi projetada em muitos tamanhos de fonte diferentes, é melhor usar apenas dois ou três tamanhos.
- Estatísticas e gráficos como evidência de algo são bons, mas muitos gráficos estragam o quadro geral. Use apenas um gráfico se for absolutamente necessário para a página e cumprir uma função importante.
2 – Hierarquia Visual
Ao criar um site de sucesso para o seu negócio, esta segunda dica está intimamente relacionada com a primeira, porque se você tentar usar todos os tipos de elementos visuais na página para chamar a atenção, os olhos do usuário ficarão sobrecarregados. Em vez disso, você deve ter cuidado para que seu design não acabe aumentando a sua taxa de rejeição na internet.
Mesmo para um site profissional, um design simples com apenas algumas cores e algumas fontes ou gráficos diferentes fica melhor. Porque o cliente não deve admirar o seu design, mas sim conhecer sua empresa e seus produtos, além de comprá-los é claro.
Você não deve negligenciar o design, mas focar na qualidade do conteúdo e experiência do usuário ao criar um site profissional.
3 – Credibilidade e segurança jurídica
Ao criar um site de sucesso, ele deve ser respeitável e credível. Portanto, é importante que você descreva seus produtos de forma honesta e clara para o cliente. É melhor mostrar o preço atual de cada produto – sem armadilhas nas letras pequenas! Isso dá uma impressão confiável.
Além disso, o site da sua empresa deve conter um carimbo com a identificação do fornecedor necessária e uma nota sobre proteção de dados. Se você também administra uma loja virtual, certifique-se de que todos os requisitos legais (incluindo termos e condições gerais ) sejam rigorosamente observados. Isso também causa uma impressão séria no cliente.
4 – Conteúdo otimizado para mecanismos de pesquisa que oferece valor agregado ao visitante
O conteúdo otimizado para criar um site hoje devem cumprir o seguinte:
- Os títulos devem ser atraentes e possuir a palavra-chave principal;
- Destacar palavras-chave no corpo do texto;
- Trabalhar com imagens, infográficos e vídeos;
- Escreva em frases curtas em uma linguagem objetiva e neutra;
- Estrutura com um layout “digitalizável”, os usuários preferem listas com marcadores a texto contínuo;
- Formular chamadas diretas à ação (call to action), como: “compre agora” ou “desconto já”,e entre outros;
- Atenha-se ao tópico da página para vincular à frase de conversão.
Ao criar um site de sucesso, de que serve o melhor conteúdo se não for apresentado adequadamente? Um design atraente e fácil de usar torna seu conteúdo ainda melhor e também simplifica o uso.
Hoje a tendência é criar um site de forma clara, bem organizada, quase minimalista e com bom conteúdo. Muita informação, distribuída de forma desordenada pela página, não inspira mais os usuários a continuarem acessando as páginas.
Estruturas claras, informações rapidamente reconhecíveis e direcionadas, é isso que o cliente procura.
Aqui estão alguns conceitos básicos de design simples:
- Uma estrutura de página com apenas uma coluna;
- Resuma funções de maneira significativa;
- Use imagens e infográficos de alta qualidade de maneira direcionada;
- preste atenção aos 4 princípios básicos do bom design;
- Os quatro princípios básicos do bom design incluem proximidade, alinhamento, repetição e contraste.
Você alcança a proximidade com o agrupamento apertado de conteúdo ou elementos relacionados. O alinhamento leva isso adiante, eliminando a arbitrariedade. Aqui você cria conexões visuais entre os elementos individuais.
A repetição é um elemento de design importante, especialmente para elementos de design como as fontes, tamanhos e cores das mesmas. Atenha-se a uma linha consistente em todo o seu site, isso garante valor de reconhecimento para o usuário. Ainda é uma questão de encontrar o equilíbrio certo, pois muita semelhança também vai afetar seu conteúdo. Portanto, trabalhe propositalmente com contrastes.
Combinado com a estrutura acima mencionada para um bom texto, isso dá na hora de criar um site uma linha clara que permite ao usuário uma navegação fácil e informações rápidas.
6 – Convenções e Usabilidade
A usabilidade de um site, está se tornando cada vez mais importante. Certas regras/padrões evoluíram ao longo do tempo. Os usuários se acostumaram a certos processos e símbolos, não os confunda fazendo tudo de forma diferente.
Os padrões comuns exigidos hoje ao criar um site de vendas são:
- Opção de voltar para a página inicial no canto superior esquerdo
- Para lojas, links para uma imagem de carrinho de compras ou um botão “Comprar”
- Use ícones com texto para definir claramente seu significado
- Alguns campos no formulário de contato
- Seguir a ordem de confirmação e cancelamento; “Ok” à esquerda no Windows – “Cancelar” à direita no Mac exatamente o oposto
- Sem animações em flash
7 – Acessibilidade
Um padrão essencial para criar um site profissional é a otimização para dispositivos móveis. Isso é crucial para a pesquisa e classificação do Google. Páginas com uma versão móvel aumentam automaticamente no ranking.
Os clientes também estão usando cada vez mais smartphones e tablets. Portanto, o seguinte se aplica hoje: não há site sem otimização para celular! Um design responsivo do modelo, que adapta automaticamente a página aos dispositivos móveis, geralmente é suficiente.
Uma versão móvel separada é adequada para sites/empresas que desejam oferecer aos seus clientes uma oferta adicional para o site.
9 – Foque no usuário
Como o site profissional é criado com a intenção de atender ao usuário que também é seu cliente em potencial, esse deve ser o foco ao criar um site ou página web. Portanto, o site deve agradar o usuário e oferecer-lhe valor agregado.
Para ter sucesso em vendas ou acessos, a página deve cativar o usuário e ele deve ter disponível todas as informações para esclarecer as dúvidas mais comuns em relação aos produtos e serviços oferecidos pela sua empresa. Para fazer isso, o conteúdo deve ser interessante e importante, além de permitir que os usuários sejam capazes de navegar facilmente no site.
Para que possa otimizar continuamente a página, você deve sempre garantir que o conteúdo seja bom e, por outro lado, garantir que a página seja bem recebida realizando testes.
Nesse caso, não há nada mais importante para você do que o feedback construtivo dos usuários, que você deve avaliar e usar para otimizar o site de seu negócio.
Essas são as principais dicas para criar um site de sucesso para o seu negócio, caso tenha muitas dúvidas e precise de um profissional capacitado, opte por contratar uma agência de criação de site.